June 18, 2024

Durante meses, tem sido noticiado que a Apple está se preparando para lançar o iPhone 15 com um conector USB-C em vez do Lightning, o que será obrigatório pela lei aprovada pela União Europeia em 2024, que exige que todos os dispositivos eletrônicos vendidos na região sejam fabricados com USB-C. No entanto, há rumores de que a Apple poderá limitar a velocidade de carregamento e transferência de dados do conector USB-C em seus próximos smartphones, o que é contrário às regras da União Europeia e pode resultar em uma proibição de venda do iPhone 15 na Europa.

De acordo com o jornal alemão Zeit Online, o comissário europeu Thierry Breton enviou uma carta à Apple alertando que o uso de um conector USB-C limitado não seria permitido e poderia impedir a venda do iPhone 15 na Europa quando a lei entrar em vigor em 2024. A União Europeia também publicará um guia para garantir uma interpretação uniforme da legislação.

A Apple pode exigir o uso de cabos certificados Made For iPhone (MFi) em seu próximo lançamento para entregar máxima potência de carregamento e velocidade de transferência de dados no iPhone 15 durante seu ciclo de vendas de mais de um ano. A limitação será realizada por um chip presente no conector USB-C do iPhone que identifica acessórios certificados com um chip semelhante. Caso o chip não seja reconhecido, o smartphone limitaria a velocidade de recarga e transferência de dados.

No entanto, a ameaça de proibição nas vendas de iPhones com USB-C limitado pode ser evitada pela Apple com uma futura atualização de software antes da lei entrar em vigor. Além disso, a empresa poderia desativar o chip de certificação MFi em celulares vendidos na Europa e mantê-lo ativo em outros países, uma vez que a lei é válida apenas na União Europeia.

Embora os novos iPhone 15 estejam programados para serem lançados em setembro deste ano, a linha iPhone 16 será lançada em setembro de 2024, data em que a lei do conector universal entrará em vigor.

Copyright © All rights reserved. | BroadNews by AF themes.